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Apresentação

A Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública.

Liderada por escolas de governo, em conjunto com atores-chaves em avaliação e monitoramento (A&M), a SAEG constitui-se de um conjunto de eventos interligados que constroem um espaço de diálogos e trocas de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados acerca de enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.

Dada sua relevância para o campo e como estratégia de disseminação em escala, a SAEG integra há três anos o maior evento sobre Avaliação do mundo – que somente no último ano reuniu 177 instituições de 38 países na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de A&M, beneficiando cerca de 22 mil pessoas.

Desse modo, a SAEG faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA).

Em sua terceira edição, a SAEG 2020 está organizada em três painéis temáticos e uma mesa-redonda sob o lema geral “Construindo valor público por meio da avaliação”.

Confira o programa da SAEG 2020 e junte-se ao esforço global de construção de capacidades de avaliação para a gestão pública. Juntos, podemos fortalecer o desenvolvimento de governos efetivos e a tomada de decisão pública baseada em evidências.

Histórico


A citação acima, trecho do relatório da primeira edição da SAEG, capta a proposta que originou a organização da SAEG e sua instituição de origem.

A SAEG nasceu no Centresaf/CE (um centro regional da Escola de Administração Fazendária, localizado no estado do Ceará) por provocação de um avaliador institucional, patrocínio da Diretoria Regional daquele centro e cooperação com outros órgãos cearenses. O Centresaf/CE havia experimentado resultados gerenciais e educacionais positivos com o uso estratégico da Avaliação e reconheceu uma oportunidade institucional de estender essa aplicação para outros órgãos.

Assumindo seu papel, enquanto escola de governo, de promover práticas de aperfeiçoamento da gerência pública, o Centresaf/CE comprometeu-se em disseminar e convidar outras instituições a disseminarem os resultados positivos que as práticas avaliativas puderam viabilizar no desempenho de suas competências e funções organizacionais. Desde o princípio teve-se em mente que a difusão de uma cultura gestionária pautada em evidências da avaliação deveria ser liderado pelas escolas de governo, dada sua posição privilegiada na construção de capacidades estatais. Pretendeu-se desde as primeiras reuniões da Coordenação Geral que este evento se tornasse anual e se consolidasse em alguns anos como uma atividade autônoma e especializada: organizada por escolas de governo, para escolas de governo e por meio de escolas de governo. (Trecho do relatório da SAEG 2018).

Assim, a primeira edição da SAEG contou com uma programação extensa e abrangente, onde foram discutidas diversas aplicações fundamentais de A&M no contexto da Administração Pública, da avaliação de políticas à avaliação de desempenho individual, buscando colocar essa ferramenta de gestão em pauta na agenda prioritária das instituições cearenses. Em um trabalho conjunto, instituições públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário – da União, Estado e Município – marcaram presença como expositores de uma programação diversificada para vários públicos, composta por um seminário, duas mesas-redondas, dois cursos e uma conferência. Confira como foi a primeira edição clicando AQUI.

Em 2019, a programação se volta para a avaliação em sentido estrito, especificamente para a Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) – inserida em contextos de desenvolvimento de pessoas por meio de processos de capacitação; materializando, com isso, compromissos assumidos na primeira edição da Semana, via Carta de Intenções que previa ações para o fortalecimento de capacidades avaliativas no serviço público. Por isso, todos os sete eventos da segunda edição foram orientados para a Avaliação de TD&E em cinco níveis de aplicação: diagnóstica, de reação, de aprendizagem e de impacto (comportamento e resultados). Na edição de 2019 a coordenação da SAEG passa ser exercida pela Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, sendo liderada pela escola coordenadora da Rede (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP), com o apoio das demais colegiadas. Confira como foi a segunda edição clicando AQUI.

Agora, em sua terceira edição, a SAEG 2020 alcança o status de um evento internacional com alcance para todo o ambiente nacional de escolas de governo do Brasil. Sob a liderança do Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE) em parceria com atores-chaves em avaliação e monitoramento, a SAEG 2020 promete preservar e ampliar o sucesso de edições anteriores, levando um intercâmbio de alto nível de conhecimentos e experiências para os desafios atuais da avaliação na gestão pública.

 

PALESTRANTES

Alcides Fernando Gussi

Alcides Fernando Gussi

Alcides Fernando Gussi é antropólogo e doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutorado em análise e avaliação de políticas públicas no Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - PPED da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor, há 13 anos, do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas – MAPP/UFC (modalidades profissional e acadêmica) e, atualmente, vice-coordenador do curso. Docente do Curso de Bacharelado Gestão de Políticas Públicas/GPP/UFC. Membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe - ReLAC (2013/2017). Membro do Comitê Gestor (2011-2013) e diretor da Associação da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA (2013/2016). Editor da Revista AVAL - Avaliação de Políticas Públicas.  Orientador de dissertações de mestrado de avaliação de políticas públicas de diferentes setores (educação, geração de renda e emprego, desenvolvimento, assistência social) no Ceará.  Atualmente, pesquisador sobre o campo da avaliação no país e América-Latina,  em suas dimensões políticas, epistemológicas e metodológicas. Organizador de cursos de formação ampla de avaliadores e/ou em avaliação de políticas públicas no país.
Breynner Ricardo de Oliveira

Breynner Ricardo de Oliveira

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Economia Aplicada. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe (Relac). Membro do Comitê Consultivo da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.
Brook Boyer

Brook Boyer

Brook Boyer é Diretor da Divisão de Planejamento Estratégico e Desempenho do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e vice-presidente da rede EVALSDGs. Além de coordenar o planejamento estratégico na UNITAR, suas responsabilidades incluem projetar e supervisionar o monitoramento e a avaliação baseados em resultados para fortalecer a prestação de contas, a eficácia do programa, a eficiência dos recursos, a aprendizagem organizacional e a tomada de decisões. Ele é o chefe da UNEG na UNITAR. Brook também é doutor em relações internacionais pelo Instituto de Pós-Graduação em Genebra, Suíça.
Fábio Henrique Granja e Barros

Fábio Henrique Granja e Barros

Fábio Granja, Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 1999. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (unB), Mestre em Gestão Ambiental (Nepama/UnB). Ex-Secretário de Fiscalização do TCU nas áreas de Previdência, Assistência e Trabalho. Atual Diretor Geral do Instituto Serzedello Côrrea (Escola de Contas do TCU).
Jefferson Pinheiro Silva

Jefferson Pinheiro Silva

Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2008, se encontra atualmente lotado na Secretaria do TCU no Estado do Ceará (SEC-CE), na qual vem exercendo a função de Secretário daquela Unidade Técnica desde 2/1/2017. No TCU, além das atribuições normais do cargo de auditor, exerceu as funções de Diretor tanto na SECEX-AP quanto na SECEX-CE, no período entre 2011 e 2016. Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN. No exército, desempenhou durante seis anos, após a sua formação, as atribuições normais do cargo de tenente e capitão, até ser aprovado no concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU). Também é Graduado em Direito pelo CEAP e com Especialização em Direito Processual Civil e Direito Tributário.
João Brayam Rodrigues de Freitas

João Brayam Rodrigues de Freitas

Brayam Rodrigues possui amplo trabalho na estruturação e melhoria de processos em capacitação,entregando soluções para diversos órgãos públicos das três esferas do governo. Tem experiência sobre todo o processo de design de aprendizagem, ajudando demandantes e provedores de capacitação no governo na identificação de necessidades, desenho, aplicação e avaliação de soluções de capacitação. Nos últimos anos desenvolveu inovações para políticas institucionais em nível regional no Ministério da Fazenda (2015-2018) e em nível nacional na Enap (2019). Atualmente desenvolve produtos, processos e transferências de conhecimentos para a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), como Consultor de Inovação em Gestão de Pessoas no Ministério da Economia.
Juarez Gomes Nunes Junior

Juarez Gomes Nunes Junior

Doutorando em Políticas Públicas (UECE). Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará - AESP|Ce. Coordenador Geral da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará.
Lúcia Maria Gonçalves Siebra

Lúcia Maria Gonçalves Siebra

Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, instituição da Administração Direta vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará – SEPLAG, nomeada a partir de 2015. Professora da Universidade Federal do Ceará – UFC, Departamento de Psicologia, Curso de Psicologia, a partir de 1992. Atualmente cedida ao Governo do Estado do Ceará. (2012) Doutora pela Universidade de Barcelona – UB – Programa de Doutorado Interdepartamental Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria e Conservação do Patrimônio, promovido pelas Faculdades de Belas Artes e de Psicologia. Tese “Percepção da Arte Pública da Cidade de Barcelona e seus Significados Simbólicos”. (2000) Mestre pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Economia, Administração - FEA, Programa de Pós-Graduação em Administração. Dissertação “Significado do Trabalho: Um Estudo entre Trabalhadores do Setor Turístico no Estado do Ceará”. (1985 e 1986) Bacharel e Licenciada pela Universidade Federal do Ceará – UFC em Psicologia.
Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos

Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos

Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos, servidora pública federal, tem mais de 20 anos em liderança de equipes. Com expertise na área de Desenvolvimento de Pessoas é especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e certificada como Líder de Negócios (PLN) pela Hamburger University. Tem certificação internacional em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), cursou Eneagrama na gestão de pessoas e é reconhecida como Analista Comportamental pela Coachecom Soluções em Software. Atuou como gestora de operações na McDonald's Corporation, rede multinacional de referência mundial em padronização de processos e coordenou o projeto Gestão por Competências no MAPA. Em 2015, recebeu o Prêmio Servidor MAPA, sendo homenageada na categoria Atuação.  Atualmente é palestrante e atua como Coordenadora-Geral da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), escola de Governo do MAPA, vinculada ao Departamento de Governança e Gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Interessa-se por Análise Comportamental, Gestão das Emoções, Programação Neurolinguística, Design Thinking, Midias Sociais, Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas.
Marcelo Pacheco dos Guaranys

Marcelo Pacheco dos Guaranys

Marcelo Guaranys é servidor público da carreira Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Ele é Especialista em Direito Econômico pela FGV e possui mestrado em Direito Público também pela Universidade de Brasília. Durante sua carreira, trabalhou com concorrência e regulação de serviços públicos e infraestrutura no Ministério da Fazenda e na Casa da Civil da Presidência da República. De 2007 a 2010, atuou como Diretor de Regulação Econômica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e, em 2011, foi nomeado Diretor-Presidente da Agência para os 5 anos seguintes. Em 2016 foi nomeado Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil. Em janeiro de 2019 foi indicado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, para o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Economia. Em sua carreira internacional, atuou como Presidente da Comissão Latinoamericana de Aviação Civil (CLAC), além de ter chefiado várias reuniões junto à Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) e à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
Maria Hilária de Sá Barreto

Maria Hilária de Sá Barreto

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Controle Externo pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Ciências Políticas pelo Instituto Superior de Ciências Políticas da Universidade de Lisboa; Servidora efetiva do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e, Diretora Executiva do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo-IPC do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; Integra o Comitê de Aperfeiçoamento e Qualificação do Instituto Rui Barbosa; Foi Coordenadora Geral da Rede de Escolas de governo do Estado do Ceará (2016-2017).
Maurya West Meiers

Maurya West Meiers

Maurya West Meiers é diretora sênior de avaliação da equipe de Assessoria de Métodos do Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial. Ela tem 20 anos de experiência trabalhando como avaliadora em educação, urbanismo, descentralização fiscal e outros programas do setor público. Maurya também tem formação em educação de adultos, gerenciamento de conhecimento, gerenciamento de desempenho e desenvolvimento organizacional. Ela é líder de equipe de programas de desenvolvimento de capacidade de avaliação no Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial. Maurya treinou profissionais do governo na África, Extremo Oriente, Sul da Ásia, Europa e América Latina em métodos e sistemas de monitoramento e avaliação (M&A), bem como avaliações de necessidades. Ela possui mestrado em assuntos internacionais (especializado em economia) e um segundo mestrado em educação, ambos pela George Washington University. Maurya atua na Associação Americana de Avaliação (AEA) e foi co-presidente do Grupo de Interesses Temáticos de Avaliação de Necessidades da AEA. Maurya é coautora do livro "Um Guia para Avaliar Necessidades: Ferramentas Essenciais para Coletar Informações, Tomar Decisões e Obter Resultados de Desenvolvimento".

PROGRAMAÇÃO

Data
04/Junho/2020

Boas-vindas
Diretor Presidente do IPC, Conselheiro Alexandre Figueiredo

Abertura Oficial
Presidente do TCE-CE, Conselheiro Valdomiro Távora 

Clique no nome do painelista/expositor para visualizar a apresentação

TÍTULO DO EVENTO

TIPO

HORÁRIO

PAPEL

RESPONSÁVEL

O papel da avaliação na construção do valor público

Painel

(online)

09h

1º painelista

Marcelo Pacheco dos Guaranys

Secretário Executivo do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

2º painelista

Maurya West Meiers

Diretora Sênior de Avaliação da Assessoria de Métodos do The Independent Evaluation Group – Banco Mundial

Mediador do painel

Jefferson Pinheiro Silva

Secretário do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará

Avaliação e accountability em capacitação no serviço público

Painel

(online)

10h

1º painelista

Fábio Henrique Granja e Barros

Diretor Geral do Instituto Serzedello Côrrea (Escola de Contas do TCU)

2º painelista

Maria Hilária de Sá Barreto

Diretora Executiva do (Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará

Mediador do painel

João Brayam Rodrigues de Freitas

Consultor de Inovação em Gestão de Pessoas - Ministério da Economia/Instituto República

Os desafios de avaliar em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)

Painel

(online)

11h

1º painelista

Breynner Ricardo de Oliveira

Membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe (Relac)

2º painelista

Brook Boyer

Vice co-chair Evaluation for Sustainable Development Goals

Mediador do painel

Alcides Fernando Gussi

Vice-coordenador do curso de mestrado  em Avaliação de Políticas Públicas – MAPP/UFC

A construção de painéis de resultados em capacitação no setor público

Mesa-redonda

(online)

14h

1º expositor

Lúcia Maria Gonçalves Siebra

Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará

2º expositor

Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santos

Coordenadora-Geral da Escola Nacional de Gestão Agropecuária

3º expositor

João Brayam Rodrigues de Freitas

Consultor de Inovação em Gestão de Pessoas – Ministério da Economia/Instituto República

Mediador

Juarez Gomes Nunes Júnior

Coordenador Geral da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará.

INSCRIÇÕES

Evento GRATUITO e com emissão de certificado!

Para se inscrever no evento, clique AQUI.

CONTATO

Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo - IPC
Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE-CE
Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60.055-080 - Fortaleza-CE
Tel.: +55 (85) 3488-1793
REALIZAÇÃO:





APOIO:





PROMOÇÃO:

SAEG 2020 - Rodapé

  • TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ
    Rua Sena Madureira, 1047 - Centro
    Fortaleza-CE